Saiba quais as Previsões Astrológicas para o seu signo

AS PREVISÔES PARA O SEU SIGNO:


Para  clarificar algumas pessoas que me contactam, sobre confusões ligadas ao tema das previsões Astrológicas dos seus signos (que para muitos se intitula de previsões dos signos, horóscopos etc…).
Assim, começo por dizer que as “ Previsões Astrológicas”, “Horóscopos”, “Previsões dos signos” apresentada na nossa comunicação social (em geral), de pouco ou nada, tem a ver com a Astrologia profissional!

A esclarecer será, portanto, definir aquilo que para mim, não é Astrologia!

Em termos simplistas;

A previsão surge associada à capacidade de adivinhar, por meios misteriosos e pouco claros, os acontecimentos futuros.

Este tipo de pseudo-astrologia põe completamente de parte a especificidade individual, que é essencial em Astrologia.

Partem do princípio absurdo que qualquer pessoa com o mesmo signo solar, responde da mesma forma ao ambiente.

Portanto as previsões são iguais para os milhões de pessoas do mesmo signo!

Mais grave ainda:

Raros são os "Horóscopos, etc…", baseados em técnicas que se possam considerar "Astrológicas".


A grande maioria é produto de Vidência, Búzios, Cartas, Cartas de Tarot, Numerologia e outras práticas (com todo devido e merecido respeito, tanto por essas práticas como pelos seus profissionais), nada têm haver com Astrologia - isto quando não são, apenas produto da imaginação de quem os escreve.

Esse tema levanta no público em geral, reações extremas:

Deslumbramento para uns, dúvida para outros, medo para uns quantos e recusa eminente para muitos…

O que existe é a Astrologia de entretenimento, que se aproveita da versão popular da Astrologia, para captar audiências e vendas nos meios de comunicação social portuguesa (e existirão, acrescente-se, muito Astrologia de entretenimento em todo o Mundo).

Consideramos mesmo que alguns, exploram o assunto de forma degradante, muita divulgação enganosa, muita deturpação e muito oportunismo, o que prejudica não só a Astrologia, mas a própria cultura do nosso país (operam a astrologia como se os portugueses, fossem todos uns Totós…).


Estes horóscopos e previsões são apenas passatempos, pelo que não podem e não devem ser levados a sério!


A Astrologia é complexa!

A sua aprendizagem exige muito esforço, maturação e profundidade de pensamento.

A maioria das pessoas, não tem a mínima ideia da sua complexidade e abrangência.

Esta falta de informação é a principal responsável pelas enormes deturpações na prática e aplicação da Astrologia.


Mas afinal o que é a previsão em Astrologia? Como se faz?

Em Astrologia entende-se por previsão a capacidade de calcular o momento em que determinados potenciais contidos num mapa astrológico se manifestam. Estes momentos podem ser referenciados a um indivíduo, a um evento, a uma nação, etc.

Qualquer previsão Astrológica tem como base um mapa Astrológico (o mapa natal de um indivíduo, de uma nação, de um ciclo planetário, etc) e consiste na aplicação de uma ou mais técnicas de análise temporal ao mapa em questão.

Nunca é demais frisar que a previsão é sempre antecedida por um período de estudo e delineação do mapa em questão. Deste estudo resulta uma compreensão detalhada dos padrões e tendências da entidade em análise. Só a partir destes padrões natais se podem calendarizar fases de vida, pontos de crise e acontecimentos.


Como são obtidos esses tempos e fases de vida?


Existem várias técnicas astrológicas de previsão:

Muito, muito resumidamente …

Trânsitos planetários; comparam diretamente as posições planetárias do momento com as do mapa natal.

Progressões Secundárias; Utilizam uma medição de tempo simbólica que faz equivaler 1 dia (após o nascimento) a 1 ano de vida.

Retornos Solares; Consiste no cálculo, em cada ano, de um mapa astrológico para o momento em que o Sol retorna ao grau exato de nascimento.

Direções de Arco Solar; todos os planetas são movimentados ao longo do Zodíaco ao mesmo "passo" que o Sol. Assim, ao longo de um ano, todos os planetas deslocam-se aproximadamente 1º , fazendo aspetos e conjunções às posições natais.

Direções Primárias; Esta técnica é muito antiga e baseia-se no movimento do Primum Mobile, ou seja o movimento aparente da esfera celeste de Este para Oeste ao longo de 24 horas.


Outras técnicas interessantes, mas menos utilizadas:

Direções Terciárias (relacionadas com o movimento das Lunações),

 Firdaria (períodos planetários),

Profecções (movimento simbólico de 1 ano = 30º),

Ponto de Idade ou Age Point que avança o Ascendente 6 anos por cada casa, entre outras

Mas a Astrologia (no sentido mais popular do termo) tornou-se  um fenómeno de moda, largamente aproveitado pelos meios de comunicação, para gerar audiências e vendas.

Enquanto assim for, a Astrologia continuará a ser apresentada de forma simplista e distorcida.

Acrescente-se contudo que a falta de qualidade na comunicação social, não é exclusiva a “Astrologia”. Trata-se de um problema basicamente generalizado, originado pela guerra das audiências e das vendas (note-se que a qualidade é sempre a primeira vítima dessas guerras).

Aceite-se ou não a validade da Astrologia (e diga-se que não é uma questão de crença, mas de compreensão), o facto é que ela sempre fez parte do património de conhecimentos da Humanidade.
 Com Amor,

Rafaela